home
Início Mapa do Site Contactos English
 
 
   
 
 
 
   
imagens
INFORMAÇÕES GERAIS
Conselhos Práticos
Condições Gerais
Glossário
CLIENTES
Suporte OnLine
Logística
Assistência Técnica Multimarca
APCERGrupo Barraqueiro
 
Associação Portuguesa de Operadores Expresso
 
INFORMAÇÕES GERAIS | Glossário
Glossário

CARGA PERIGOSA: Carga que pode originar risco para a saúde, segurança ou integridade de outras cargas/bens. Podem ser transportadas pela Transporta caso sejam acompanhadas da documentação exigida pela respectiva legislação.

COMPROVATIVO DE ENTREGA: Documento que constitui prova de entrega da mercadoria depois de assinado pelo destinatário. Pode tratar-se da guia de transporte ou qualquer outro documento do expedidor que acompanhe a mercadoria com esse fim.

DESTINATÁRIO: Pessoa individual ou colectiva a quem se destina a mercadoria transportada.

DEVOLUÇÃO:Retorno de uma mercadoria ao Expedidor surgida durante o processo de entrega. Pode suceder por indicação expressa do Expedidor ou Destinatário, desde que autorizada pelo primeiro.

EXPEDIDOR: Pessoa individual ou colectiva que disponibiliza mercadorias para transporte até ao Destinatário.

GRANDE SUPERFÍCIE: Supermercados, hipermercados, centros comerciais e quaisquer outras entidades que requeiram entregas de mercadorias mediante marcação prévia entre o Expedidor e o Destinatário ou em dias e horários específicos.

GUIA DE TRANSPORTE: O documento previsto na Legislação constituindo um dos documentos comprovativos da existência de contrato de transporte, e no qual devem encontrar-se transcritas no campo “Instruções do Expedidor” todas as instruções específicas a cada serviço.

LEVANTAMENTOS: Recolhas de carga efectuadas a pedido do Expedidor em local diverso do seu local de recolha habitual, e tendo este como local de destino ou qualquer outro.

MERCADORIA DANIFICADA: Volume objecto de danos, totais ou parciais, durante o processo de transporte.

PORTES: Montante do serviço de transporte da mercadoria a liquidar ao transportador pelo Expedidor terá a designação de "Portes Pagos". Designar-se-ão "Portes a Pagar" caso o mesmo seja da responsabilidade do Destinatário.

REEMBOLSO: Valor da mercadoria declarada pelo expedidor e liquidada pelo destinatário no acto de entrega. O pagamento constitui condição indispensável para a concretização da mesma.

REMESSA: Volume ou conjunto indivisível de volumes que, conforme indicações dadas pelo Expedidor, serão expedidos pelo transportador ao abrigo de uma Guia de Transporte e entregues a um determinado Destinatário, no mesmo local e momento de entrega.

RESERVA DE GUIA DE TRANSPORTE: Texto a colocar no campo 14 da Guia de Transporte após constatação, em conjunto pelo destinatário e motorista, de uma anomalia no acto de entrega da mercadoria. Imprescindível para efeitos de Seguro.

VALOR DA CARGA: Valor declarado pelo Expedidor na Guia de Transporte.

Pesquisar
Notícias
Noticias

Taxa de Combustivel em Vigor
Verificar taxa de Combustivel no PDF em anexo
+info

 
Tracking